Um adolescente de 17 anos, apontado pela Polícia Civil como autor do crime de latrocínio (roubo seguido de morte) cometido contra o jovem Mattheus de Sousa (23 anos), fato ocorrido em Guaraí no último dia 16/05, acabou sendo apreendido em Xambioá (TO) nesta quinta-feira (19/05). A informação foi confirmada ao Guaraí Notícias pelo delegado regional de Guaraí, Dr. Adriano Carrasco.

 

Na última terça-feira (17/05), após intenso trabalho de investigação, a Polícia Civil já havia localizado em Guaraí o endereço onde a bicicleta e a faca utilizadas pelo adolescente estavam. O menor, que já possui em sua ficha diversos crimes, incluindo um homicídio e uma tentativa de homicídio, ainda é apontado como suspeito de cometer outro roubo no mesmo dia em que praticou o latrocínio.

 

O adolescente apreendido, além das várias passagens por atos infracionais, já que pela atual legislação do Brasil eles são considerados “análogos” a crimes, possui também histórico de intenções em instituição para menores de 18 anos. Ele ainda será ouvido em Guaraí e, posteriormente, encaminhado para o Centro de Internação Provisória Masculino (Ceip), instalado na capital Palmas (TO).

 

Obs.: A apreensão do menor foi efetivada pela Polícia Militar (PM).

 

Crime chocou pela violência

 

A morte de Mattheus, filho único de uma Técnica de Enfermagem do Hospital Regional de Guaraí (HRG), chocou pela violência desproporcional. Câmeras de segurança registraram a ação. O jovem estava sentado em uma moto, do lado de fora de sua casa, mexendo no celular, momento em que foi surpreendido pelo autor do crime, que chegou de bicicleta e o golpeou várias vezes com uma faca.

 

A vítima, que aparentemente não demostrou reação, ainda buscou se defender enquanto era atacada de forma covarde e até inesperada. Mesmo ferido, Mattheus conseguiu entrar dentro de sua casa, onde a mãe estava no momento. Devido aos graves ferimentos sofridos, um deles profundo no pescoço, não foi possível salvar a vida do jovem, que faleceu nos braços de sua genitora.

 

 

Manifestação pediu Justiça

 

No dia seguinte ao crime, uma manifestação reunindo várias pessoas, cobrou por Justiça em relação ao caso. Vestidos de roupas brancas, com balões e cartazes, os participantes do ato pacífico se concentraram na Praça da Conciliação Prefeito Euclides de Lima Rodrigues (Praça da Prefeitura), percorreram ruas e avenidas da cidade e finalizaram o trajeto em frente à Delegacia de Polícia Civil.