Durante assembleia geral realizada na manhã desta terça-feira (07/05), educadores da rede municipal de ensino de Guaraí, por unanimidade de votos, decidiram suspender a greve da categoria iniciada há seis dias, graças a um acordo intermediado pela Câmara de Vereadores no dia anterior. Com a decisão, os trabalhadores retomam suas atividades na quarta-feira (08/05), definindo nos próximos dias um calendário para reposição das aulas não ministradas.

 

A negociação que resultou no fim da greve reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET), vereadores e a prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB). Depois de muito impasse, o município se comprometeu em apresentar, dentro de 90 dias, um estudo para redução dos índices com folha de pagamento, condicionando a ação para futuras melhorias salariais (para todos os servidores, incluindo os da educação).

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

A negociação que resultou no fim da greve foi intermediada pela Câmara de Vereadores no dia anterior à realização da assembleia da categoria.

 

Apesar de não atender diretamente a pauta de reivindicações da categoria, a retomada do diálogo por parte do município foi vista com bons olhos pela maior parte da classe, que exige, entre outros pontos, o cumprimento de leis que definem a remuneração base dos professores de carreira da rede municipal, além de uma discussão mais aberta sobre o reajuste anual de salários (data-base), que desde 2017 vem gerando divergências em relação a sua aplicação.

 

“Entendemos que houve um avanço nas negociações com este compromisso assumido pela gestão da prefeita de Guaraí, apesar das nossas pautas principais não terem sido atendidas por completo. Agora vamos acompanhar o processo de redução dos índices com folha de pagamento, juntamente com a Câmara de Vereadores, que destaco como fundamental neste processo de mediação”, explicou a presidente do SINTET, Professora Iolanda Bastos da Costa Noleto.

 

Foto: Guaraí Notícias


Decisão sobre o fim da greve foi tomada durante assembleia geral da categoria, realizada na manhã desta terça-feira (07/05).

 

Por meio de sua assessoria, a prefeita de Guaraí se manifestou sobre a reunião realizada no dia anterior, igualmente reconhecendo o papel da Câmara de Vereadores na busca pelo acordo. “Foi um papel relevante de mediação feito pela Câmara, que colocou de um lado a Prefeitura e de outro lado a categoria, representada por seu sindicato”, enfatizou a gestora, que apesar de não atender todas as pautas da greve, afirmou que sempre esteve aberta ao diálogo.