Ao fazer uso na tribuna nesta quarta-feira (07/08), o deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO), lamentou a morte da idosa guaraiense Maria Engraça, que faleceu no último dia 29 de julho, depois de esperar quase 15 meses por uma cirurgia no quadril. O parlamentar também questionou a quantidade de “Marias” que ainda precisam vir a óbito para que a saúde pública seja prioridade no Tocantins.

 

 “A corrupção mata e faz vítimas no meu Tocantins. Acompanhamos os atos que desviam à lógica e o bom senso. As prioridades estão invertidas. Faltam medicamentos, equipamentos para um simples teste do pezinho, mas nunca se atrasou um dia o pagamento de um guindaste dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP), que ninguém explica sua funcionalidade”, exemplificou.

 

 

O caso de dona Maria Engraça, que tinha 79 anos, ficou conhecido depois que o polêmico blogueiro e Youtuber Pastor Nelcivan a visitou por duas vezes no HGP, ainda no início deste ano. Nelcivan, que também é policial militar da reserva, foi preso preventivamente no último dia 23 de maio, acusado de insubordinação. Ele está detido na sede do 6º Batalhão de Taquaralto até hoje.

 

Dados da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), contabilizados entre o ano de 2018 e o mês de julho deste ano indicam que 54 pacientes assistidos pelo órgão morreram a espera de cirurgias. Ainda conforme os dados da DPE-TO, todos estes assistidos possuíam decisões judiciais determinando a realização de procedimentos com urgência, o que infelizmente nunca aconteceu.