Quatro vereadores iniciaram nesta segunda-feira (13/03), um trabalho de fiscalização, visitando todas as unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de Guaraí. O objetivo da ação, segundo os parlamentares, foi o de acompanhar o funcionamento dos locais, identificando ainda as principais demandas e necessidades, que serão repassadas para os gestores responsáveis.

 

Durante as visitas foram identificadas diversas irregularidades, mas o que chamou mais atenção dos vereadores foi a grande quantidade de lixo acumulado em boa parte das unidades. Além da limpeza não estar sendo realizada há mais de 20 dias, o recolhimento de materiais contaminados também não estaria sendo efetivado de forma regular.

 

Os vereadores encontraram ainda unidades de saúde com falta de servidores (ASG´s, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde), com serviços básicos suspensos por falta de materiais de trabalho (luvas, seringas, lençóis e até mesmo água potável), além de problemas estruturais (goteiras, salas mofadas, falta de manutenção em aparelhos e muitas cadeiras danificadas).

 

A ideia dos parlamentares é que as visitas, efetivadas sem aviso prévio, sejam realizadas mensalmente em todos os principais prédios públicos, além das unidades de saúde. “Planejávamos realizar estas visitas após os 100 primeiros dias de gestão, mas devido as constantes reclamações que recebemos, optamos por antecipar esta ação de fiscalização”, explicou Saboinha Jr.

 

Projeto “Vereador Perto do Povo”:

 

O projeto “Vereador Perto do Povo” é uma iniciativa dos vereadores Enival Peres (PSD), Gercival Lopes (PRB), Saboinha Júnior (PV) e Walter Medeiros (PSD), que visa efetivar mensalmente um trabalho de fiscalização das condições dos principais prédios e espaços públicos municipais, avaliando problemas e demandas em cada um destes locais.

 

Após as visitas, realizadas sempre sem qualquer aviso prévio, um relatório será produzido e encaminhado às autoridades competentes. A ideia do grupo de vereadores é a de discutir conjuntamente com o Poder Executivo (Prefeitura) alternativas para solução dos problemas encontrados durante as visitas, além de acompanhar de forma sistemática a solução das demandas.

 

Fotos: Divulgação/Projeto Vereador Perto do Povo