Todos os 11 representantes do parlamento guaraiense estão em Brasília-DF desde a última terça-feira (23/04), onde participam da 18ª edição da Marcha dos Vereadores, evento promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). Além de participarem do encontro, que termina nesta sexta-feira (26/04), os parlamentares visitaram deputados e senadores, buscando a liberação de recursos para a iluminação da travessia urbana da BR-153 que corta a cidade.

 

A Marcha dos Vereadores reúne cerca de 2.500 vereadores e assessores parlamentares de todo o país. O evento tem o objetivo de integrar representantes legislativos, oferecendo ainda qualificação por meio de cursos, palestras, oficinas e rodas de discussão sobre temas variados. Neste ano, o movimento também atua para a criação de uma frente parlamentar mista, formada com a intenção de buscar valorizar a atuação e o papel do vereador.

 

As viagens dos parlamentares têm proporcionado retornos satisfatórios a comunidade. Nos últimos anos, por exemplo, a intermediação da Casa de Leis garantiu mais de R$ 3 milhões em emendas destinadas ao município, dinheiro investido na saúde, em obras de calçamento e asfaltamento de vias urbanas, além da inserção de Guaraí no projeto que cria a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), ainda em fase de tramitação no Congresso Nacional.

 

“Desta vez, além de participar da formação e dos debates promovidos durante a Marcha dos Vereadores, concentramos nossos esforços na busca de recursos para a iluminação do trecho urbano da BR-153, já que esta é uma demanda urgente da nossa comunidade”, explicou o vereador e presidente da Casa de Leis, Saboinha Júnior (PV), que, juntamente com os demais colegas, conseguiu articular a destinação de emendas na ordem de R$ 600 mil para esta finalidade.