Com um parlamento formando exclusivamente por mulheres, a Câmara de Guaraí prestou sua homenagem ao Dia Internacional da Mulher na noite desta última quinta-feira (08/03), durante sessão solene realizada no plenário da Casa de Leis. Para lembrar a importância da participação feminina na política, todos os vereadores homens cederam seus lugares para convidadas do sexo feminino.

 

A sessão foi presidida pela única parlamentar mulher entre os 11 vereadores da atual legislatura, a vereadora Fátima Coelho (PSC). Na oportunidade, os 10 vereadores homens convidaram esposas, avós, irmãs e mulheres de grande respeito na sociedade local. A prefeita de Guaraí, Professora Lires Ferneda (PSDB), também esteve presente no evento.

 

Foto: Guaraí Notícias

Emoção e depoimentos marcantes marcaram sessão solene de homenagens.

 

Além de 100% das cadeiras ocupadas por mulheres como vereadoras por um dia, a sessão foi marcada também por muita emoção e depoimentos marcantes. As declarações incluíam a luta das mulheres para manterem firme a vocação de esteio e braço forte de suas famílias, ao mesmo tempo que buscam cada dia mais seus respectivos espaços em um mundo predominantemente machista.

 

Em um dos momentos de maior emoção, a senhora Maria Barros, no alto de seus 80 anos de vida, relembrou uma passagem de seu filho do coração, o vereador Tarcísio Ramos (PSB), criado por ela desde os 5 anos de idade, em virtude do falecimento de sua mãe biológica. Tarcísio convidou a idosa para ser vereadora por um dia, como forma de gratidão pela criação que recebeu.

 

Foto: Guaraí Notícias

Um dos depoimentos mais marcantes foi o da vereadora por um dia Maria Barros.

 

“Quero agradecer todos os servidores da Casa que se dedicaram, mesmo com o pouco tempo disponível, para realizarmos um evento tão bonito. Agradeço também as mulheres convidadas, mas não posso deixar de elogiar meus colegas, que em uma atitude de muita sensibilidade, fizeram questão de ceder suas cadeiras para que fossem ocupadas por nós mulheres”, destacou Fátima.

 

Um parlamento com 100% de legisladoras certamente ainda é um sonho distante da realidade brasileira, a não ser em ocasiões comemorativas. Sem dúvidas este debate sobre a questão é importante, pelo menos para que os espaços sejam igualados, afinal, a falta da presença feminina na política se mostra um elemento nocivo para o crescimento de uma sociedade mais justa e equilibrada.

 

Foto: Guaraí Notícias

Sessão foi presidida pela única mulher entre os atuais vereadores eleitos, Fátima Coelho.