Todos os 11 vereadores de Guaraí viajaram na última segunda-feira (08/05) para Brasília-DF, com o objetivo de participar de um evento de capacitação e qualificação legislativa, promovido pela Associação Brasileira de Câmaras Municipais (ABRACAM). Além de buscarem conhecimentos, os representantes municipais aproveitaram a oportunidade para visitar os gabinetes de representantes do Tocantins no Congresso Nacional, em busca de recursos.

 

A abertura oficial do evento de capacitação aconteceu nesta última terça feira (09/05), lembrando que as atividades seguem até quinta-feira (11/05). A programação inclui palestras, oficinas, troca de experiências que deram certo, mesas redondas e intercâmbio com poderes legislativos de cidades de todo o país. Conforme dados da própria entidade organizadora, mais de 500 vereadores confirmaram participação na capacitação, promovida anualmente.

 

Além da formação, os representantes do Poder Legislativo de Guaraí aproveitaram a ida até a Capital Federal para visitar os gabinetes de todos os deputados federais e senadores que representam o Tocantins no Congresso Nacional. Em busca de recursos, os vereadores pleitearam a liberação de emendas junto ao Orçamento Impositivo para investimentos em áreas como educação superior, infraestrutura, geração de emprego e renda, entre outros.

 

Durante uma das reuniões com a deputada Professora Dorinha (DEM), foi debatida a possibilidade de inclusão de Guaraí no projeto que prevê a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). A pauta, que ainda está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados, possui como relatora a deputada Josi Nunes (PMDB), que também é do Tocantins. A previsão é de que a universidade seja instalada em seis cidades do Estado.

 

Em reunião com o deputado federal César Halum (PRB), os vereadores guaraienses conseguiram ainda viabilizar o compromisso do parlamentar tocantinense em repassar, via emenda impositiva, mais de R$ 1 milhão para a iluminação da travessia urbana da BR-153 no município. Segundo o próprio deputado, os recursos serão disponibilizados no orçamento do Governo Federal para o próximo ano e as obras serão executadas pelo DNIT.

 

Foto: Divulgação

Reunião com a deputada federal Professora Dorinha (DEM).