Vereadores que representam o parlamento guaraiense estão em Brasília desde o último dia 7 de novembro, onde participam da 54ª edição do Congresso Brasileiro de Vereadores, encontro promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), reunindo mais de 300 legisladores municipais do país. O evento visa debater o futuro dos municípios e a nova conjuntura da política nacional.

 

Entre os temas abordados nas palestras e oficinas promovidas estão a reforma eleitoral e suas consequências, o pacto federativo e o papel dos municípios na distribuição dos recursos públicos, além da atuação do legislador no direito municipal brasileiro. Foram realizadas ainda rodadas de discussão sobre temas relacionados a análise do orçamento municipal e das contas públicas.

 

“O vereador hoje tem uma responsabilidade muito grande, especialmente quando se trata da apreciação de leis orçamentárias. Resolvemos participar deste congresso para buscarmos este conhecimento, que vai nos ajudar a tomar a melhor decisão na ora de proferirmos nossos votos nestas matérias”, destacou o presidente da Câmara de Guaraí, vereador Donizeth Medeiros (PODEMOS).

 

O congresso da UVB termina nesta sexta-feira (09/11) e os vereadores de Guaraí aproveitaram a viagem para visitar ainda os gabinetes de deputados e senadores que representam o Estado. Esta articulação, inclusive, já garantiu o empenho de mais de R$ 3 milhões para o município nos últimos 2 anos, recursos conquistados muitas vezes durante viagens oficiais até a capital Federal.

 

Obs.: O único parlamentar guaraiense que não participou do congresso e respectivamente também não viajou para Brasília é o vereador Tarcísio Ramos (PSB), que se encontra hospitalizado, aguardando uma cirurgia ortopédica. O parlamentar se acidentou há alguns dias atrás e machucou o joelho.

 

Foto: Divulgação

Vereadores aproveitaram a viagem para visitar gabinetes de deputados e senadores.

 

Semana de sessões:

 

Entre os próximos dias 19 e 23 de novembro, os vereadores guaraienses voltam a se reunir, desta vez para participar da penúltima semana regulamentar de sessões do ano de 2018. Na pauta de discussões estão justamente matérias relacionadas ao orçamento municipal para os próximos anos, além da votação de prestações de conta consolidadas de ex-gestores municipais.