A Câmara de Guaraí aprovou na manhã desta quinta-feira (13/08), em 2ª e última votação, o projeto que cria uma brigada de incêndio local. O texto tramitava nas comissões internas do parlamento desde abril e teve a sua 1ª votação realizada na última terça-feira (11/08). A matéria, sugerida pelo Poder Executivo local (prefeitura), aguarda a sanção e publicação em Diário Oficial, antes de virar lei.

 

Conforme o texto aprovado por unanimidade de votos e sem emendas, o grupamento especial, que recebe o nome de “Brigada Guará”, será formado por servidores municipais, incluindo brigadistas contratados por prazo determinado (temporários), que atuarão no combate, controle, além da prevenção de queimadas urbanas e incêndios florestais no território que abrange o município.

 

A criação deste novo serviço público era uma das grandes demandas da comunidade, que todos os anos sofre com queimadas e incêndios florestais, especialmente no período de estiagem do Tocantins, entre os meses de junho e setembro. A estimativa é de que sejam investidos pouco mais de R$ 200 mil na estruturação da brigada, incluindo compra de equipamentos e contratações.

 

Quadra poliesportiva “Juleba”

 

Foto: Divulgação/Arquivo Familiar

 

Além da criação da brigada de incêndio, a Casa de Leis também aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Walter Medeiros (DEM), que dá nome a quadra poliesportiva do Setor Jardim das Palmeiras. O espaço público receberá o nome Julimar Ramos de Araújo “Juleba”, Policial Civil que atuou como Agente Penitenciário em Guaraí e faleceu em março de 2017, com apenas 45 anos.