O vereador Gercival Lopez (SSD) cobrou, durante sessão por videoconferência realizada nesta segunda-feira (1º de junho), explicações oficiais por parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Guaraí em relação ao corte de uma gratificação ofertada a professores que atuam na rede municipal da cidade.

 

A gratificação, paga para docentes que atuam em sala de aula, integra um acordo firmado com a categoria em 2019. Vale destacar que os professores, apesar de não estarem lecionando por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), também não foram avisados sobre os motivos da suspensão.

 

“Houve um acordo firmado e intermediado por esta Casa de Leis. Nós vereadores inclusive aprovamos um projeto de lei que oferecia a gratificação. Os professores não têm culpa da pandemia e vão repor as aulas, por isso queremos entender os motivos que justificam essa suspensão”, disse o parlamentar.

 

SINTET também questiona suspensão

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET) também questionou a suspensão da gratificação. Em nota divulgada nas redes sociais, a entidade informou que as assessorias jurídica e contábil do órgão vão analisar a situação, considerada "constrangedora", por ter sido tomada sem aviso prévio.

 

Explicação da Secretaria de Educação

 

Em nota enviada ao Guaraí Notícias, o secretário de Educação de Guaraí, Professor Sebastião Mendes, explicou que não há como calcular a gratificação neste momento, justamente pelo fato de não haver aulas ministradas. O gestor ainda explicou que o recurso será pago quando as atividades forem retomadas.