Em tempos de isolamento social, medida adotada por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mudamos a forma como nos relacionamos com os outros. Mas o que fazer quando você realmente precisa sair de casa? Pensando nisso, preparamos um guia com 10 dicas para reduzir o risco de contaminação, inclusive por outros tipos de vírus, quando você precisar se deslocar em Guaraí.

 

Muitas das dicas são na verdade simples atitudes, além bem conhecidas da população, especialmente pelo fato de serem difundidas nos meios de comunicação com frequência, outras nem tanto. O importante é que cada um entenda o momento em que vivemos e que todos somos responsáveis para que os efeitos mais graves da pandemia possam ser minimizados, salvando vidas.

 

 

1 - Lavar as mãos com frequência

Essa é a dica número 1 do nosso novo cotidiano. Lavar as mãos sempre que tocar em algo que possa estar contaminado, especialmente itens de uso coletivo.

 

2 - Evite tocar a boca e os olhos

Se a mão estiver infectada, ao tocar a boca ou os olhos você automaticamente abre a porta para a entrada dos vírus, portanto, esta é uma atitude a ser evitada.

 

3 - Sem aperto de mãos e beijos

O momento exige novas formas de se cumprimentar, já que o famoso aperto de mãos ou aquele beijo no rosto pode ser uma forma de transmitir a Covid-19.

 

4 - Se gripar, fique em casa

Mesmo que você não esteja com a Covid-19, sendo acometido por uma gripe ou resfriado, não saia de casa e evite o contato com outras pessoas por alguns dias.

 

5 - Evite aglomerações

No supermercado, na farmácia ou em qualquer outro estabelecimento, evite o contato com muitas pessoas ao mesmo tempo, as chamadas aglomerações.

 

6 - Opte pelo serviço de entrega

Sempre que possível, opte por serviços de entrega em domicílio, exigindo que entregadores e fornecedores tenham todos os cuidados devidos com a higiene.

 

7 - O uso do álcool gel 70%

Não tem sido fácil encontrar este produto, mas quando for usar, lembre-se que ele é uma alternativa. Na sua falta, agua e sabão tem o mesmo efeito.

 

8 - O uso de máscaras e luvas

Só use máscaras e luvas se você estiver doente. Estes assessórios servem para reduzir a contaminação, mas não para proteger, como muitos pensam.

 

9 - Cuidados com as roupas e sapatos

Na hora de voltar para casa, tire os sapatos e as roupas e coloque-os para lavar. Caso isso não seja possível, deixe-os no varal se o dia estiver bem ensolarado.

 

10 - Lave os produtos que comprar

Lave tudo que comprar. Embalagens, frutas, verduras, roupas, potes, garrafas, tudo mesmo. Afinal de contas, você não sabe quem tocou nestas coisas.