Um novo estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, conseguiu eliminar com sucesso vários tipos de tumores cancerígenos em ratos de laboratório, utilizando uma simples vacina. O medicamento injetado nestas vacinas contém dois agentes imunes estimulantes e foi aplicado diretamente nos tumores.

 

Os pesquisadores acreditam que a aplicação de pequenas quantidades dos agentes imunes pode servir como uma terapia de câncer rápida e relativamente barata, que provavelmente não causará efeitos colaterais adversos. Um ensaio clínico em seres humanos já foi iniciado, para testar os efeitos do tratamento, uma esperança para quem sofre com a doença.

 

O professor de oncologia Ronald Levy, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, é pioneiro no campo de imunoterapia contra o câncer, método onde o próprio sistema imunológico do paciente é utilizado para combater a doença. A pesquisa realizada em seu laboratório levou ao desenvolvimento de anticorpos aprovados para uso como tratamento anticancerígeno.

 

Dos 90 ratos tratados com o uso da vacina produzida em laboratório, 87 foram completamente curados. Embora o câncer tenha retornado em três dos ratos, os tumores voltaram a regredir depois de um segundo tratamento. Se o ensaio clínico com pacientes humanos também for bem-sucedido, os pesquisadores acreditam que o tratamento poderá ser útil para muitos tipos de tumores.