Em uma recente entrevista concedida ao Jornal do Tocantins, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, esclareceu que a recém-criada Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), que possui campus previsto para Guaraí, deve começar a funcionar apenas em 2021.

 

Criada em julho passado, após a sanção da Lei Federal Nº 13.856/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), a UFNT surge a partir do desmembramento dos campi da UFT de Araguaína e Tocantinópolis. Além do campus de Guaraí, a nova instituição também será instalada em Xambioá.

 

“Acho difícil a universidade começar em 2020. Ainda temos que instituir todas as bases, equipe gerencial, implantação de sistemas, estatuto, regulamentos, etc. Acredito que a UFNT, de fato, começa a funcionar com seu CNPJ próprio em 2021. A UFT vai conduzir esse processo de transição”, explicou Bovolato.

 

Abrangendo uma região com cerca de 70 municípios do Tocantins, além de cidades do Sul do Maranhão, Sul do Piauí e Sul do Pará, onde vivem atualmente cerca de 2 milhões de habitantes, a UFNT é a primeira universidade Federal do governo Bolsonaro, mas sua criação já vinha sendo debatida desde 2016.