Dados do Governo Federal indicam que uma empresa pode ser aberta no Tocantins em menos de 14h. Trata-se do tempo médio mais rápido do Brasil, levando-se em conta os registros efetivados ao longo do mês de julho deste ano. Vale destacar que até o mês de junho passado esta média ficava em até 18h.

 

Para chegar a este resultado, somam-se o tempo necessário para a Junta Comercial do Estado analisar a documentação, algo em torno de 3 a 4h, além da duração dos processos de viabilidade e obtenção de CNPJ, que duram entre 8 e 10h, sendo estes de responsabilidade dos municípios e da Receita Federal.

 

Além de ser Estado brasileiro mais rápido para se abrir empresas, o Tocantins também é o que mais cresce em abertura percentual de empreendimentos formais no país. O crescimento, comparando-se resultados do 1º quadrimestre de 2021 com os resultados obtidos no 1º quadrimestre de 2022, chega a 28,6%.

 

Portal Simplifica Tocantins

 

O registro empresarial no Tocantins pode ser efetivado completamente pela internet, através do portal Simplifica Tocantins (www.simplifica.to.gov.br). O site é integrado a todos os municípios. Até mesmo a assinatura é completamente digital, com o benefício de ser gratuita, caso o usuário opte pelo sistema e-GOV.