A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou em Guaraí nesta última sexta-feira (14/12), os trabalhos da “Operação Integrada RODOVIDA”, que tem o objetivo de reduzir os altos índices de acidentes de trânsito na travessia urbana da BR-153 que corta o município. A ação é realizada em parceria com a Polícia Militar (PM/TO) e com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/TO).

 

Dados da própria PRF mostram que entre 2017 e 2018, mais precisamente de janeiro/2017 até o dia 6 de dezembro do corrente ano, 10 pessoas perderam suas vidas e outras 28 ficaram gravemente feridas depois de se envolverem em acidentes de trânsito no perímetro urbano da BR-153 de Guaraí. As estatísticas mostram que durante este período foram registradas 113 ocorrências.

 

Foto: Guaraí Notícias

 

Entre 2017 e 2018 foram registrados 113 acidentes no trecho urbano da BR-153 de Guaraí.

 

O trecho urbano da BR-153 em Guaraí, ainda conforme os dados, concentra 42% de todos os acidentes registrados na área de atuação do Posto da PRF do município, lembrando que o perímetro vai de Miranorte até a cidade de Colinas do Tocantins. Vale destacar que o trecho urbano da BR-153 em Guaraí inicia no KM-332,5 e termina no KM-337,5, tendo apenas 5Km de extensão.

 

“São estatísticas preocupantes e é justamente por isso que vamos concentrar grande parte dos nossos esforços neste trecho urbano de Guaraí. A ideia é realizar blitz em horários alternados e ações de conscientização. A operação se estende até o mês de março do próximo ano”, destaca o comandante da Unidade da PRF de Guaraí, o policial João Paulo Barreto da Cunha Lustosa.

 

Foto: Divulgação/PRF

No 1º dia de operação foram registrados 30 flagrantes de desrespeito às leis de trânsito.

 

Somente no 1º dia de operação em Guaraí, durante pouco mais de 2 horas, as forças de segurança integradas, que contaram com a atuação direta de 12 profissionais dos três órgãos envolvidos, além de 5 viaturas caraterizadas, registraram um total de 30 flagrantes de desrespeito às leis de trânsito vigentes. 7 condutores acabaram tendo seus veículos apreendidos (6 motos e um carro).