O Governo Estadual, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vai investir R$ 5 milhões na aquisição de alimentos da agricultura familiar, beneficiando mais de 6 mil produtores vinculados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra Direta.

 

Em uma live realizada nesta última quinta-feira (10/09), o responsável pelo Ruraltins, Thiago Dourado, que atualmente também responde como secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, informou que o investimento será efetivado por meio de duas etapas entre setembro e dezembro deste ano.

 

Como funciona o PAA?

 

Coordenado pelo Governo Federal, o PAA é executado em parceria com estados e municípios e incentiva a compra direta de alimentos da agricultura familiar, com dispensa de licitação. Os alimentos são distribuídos para pessoas vulneráveis, instituições sociais, educativas, além de cozinhas e restaurantes populares.

 

Dados relativos a 2019

 

Conforme balanço do Ruraltins, foram investidos R$ 3 milhões no PAA durante o ano de 2019. O recurso chegou a 127 municípios tocantinenses, com a compra de produtos de 1.200 agricultores, beneficiando mais de mil entidades assistenciais e educativas, que atenderam 280 mil pessoas em todo o Estado.