O Tocantins registrou 3,5 milhões de raios em 2021. O aumento foi de quase 38% em relação a 2020, o que significa 954,8 mil descargas a mais. Os dados, divulgados pela Energisa são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que realiza a contagem por meio de sensores instalados em satélites.

 

O mês de outubro do ano passado foi o campeão em número de raios: 788 mil, quase o total de descargas registradas durante todo o ano de 2018. Esse é o maior volume registrado em um único mês nos últimos 4 anos. O dia 23 de setembro também registrou uma marca impactante: 73.362 raios em 24 horas.

 

 

O acompanhamento do clima é usado pela Energisa como apoio nas ações de operação da rede no Tocantins. Durante os temporais, são frequentes casos de quedas de árvores, deslizamento de terras e objetos que são lançados sobre a rede, causando o rompimento de cabos de energia e a destruição de postes.

 

"Caso se depare com cabos rompidos ou outras situações na rede de energia, como árvores e objetos em contato, não se aproxime e entre em contato com a Energisa imediatamente. Enviaremos uma equipe técnica para o local”, afirma o coordenador do Centro de Operação Integrado da Energisa, Maurício Zanina.

 

 

10 dicas (temporais e tempestades)

 

1 - Procure não sair de casa;

2 - Se afaste da rede elétrica;

3 - Não manipule inflamáveis;

4 - Saia de perto de metais;

5 - Fique longe de árvores isoladas;

6 - Evite rios, lagos, praias e o mar;

7 - Não fique em locais altos;

8 - Desligue os eletrodomésticos;

9 - Não use telefone fixo (de linha);

10 - Não use celular no carregador.

 

Contatos da Energisa Tocantins

 

Aplicativo Energisa ON

WhatsApp (63) 9 9222-6664

www.energisa.com.br

0800 721 3330