Um levantamento feito pelo Guaraí Notícias, com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostra que o Tocantins registrou pouco mais de 3,8 mil focos de queimadas entre 1º de janeiro e 05 de agosto de 2020, quantitativo 22,4% menor se comparado ao mesmo período de 2019.

 

No ano passado, também entre 1º de janeiro e 05 de agosto foram contabilizados mais de 4,9 mil focos no Estado, lembrando que, ao final de 12 meses as estatísticas somavam um total de 13,6 mil focos, mais do que os 8 mil registrados em 2018, porém menos do que os 15,5 mil somados em 2017, recorde recente.

 

Vale destacar que os meses de agosto e setembro são os mais críticos no Tocantins, devido à baixa umidade e a total ausência de chuvas. Além de ser um grave problema ambiental, as queimadas também prejudicam a saúde humana, já tão ameaçada por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

Queimadas controladas

 

Desde o dia 13 de julho, por meio da Portaria Nº 84 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), estão suspensas as autorizações para queimadas controladas no Tocantins, incluindo as emitidas anteriormente. A medida vale até 13 de novembro e tem como finalidade evitar a propagação de incêndios.