Dados de um levantamento realizado pelo jornal Folha de São Paulo, divulgados nesta sexta-feira (26/04), mostram que o Tocantins apresentou redução no número de casos de homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesões seguidas de morte durante o 1º trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano de 2018, caindo de 101 para 96 registros, queda de 4,95%.

 

O Governo do Estado atribuiu a redução nos índices aos investimentos feitos na área da Segurança Pública nos últimos anos. Apesar disso, um dos grandes desafios ainda é a resolução de boa parte destes crimes, considerada baixa não só no Tocantins, mas em todo o Brasil. Estimasse que mais de 80% dos crimes violentos registrados em território nacional não tenham qualquer tipo de solução.

 

Vale destacar que em 2018 a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) destinou para área da Segurança Pública Estadual, incluindo a Polícia Militar (PM), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) e o Fundo de Modernização da Polícia Civil cerca de R$ 922 milhões. Já em 2019, a estimativa de valor aplicado nesta mesma área até o fim do ano é de R$ 926 milhões.

 

Ainda conforme a reportagem da Folha de São Paulo, os números do trimestre confirmam a tendência de queda nas mortes violentas que vinha se delineando desde 2018, após o número de mortos no ano de 2017 ter atingido um pico de 63,8 mil registros no país, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Além do Tocantins, outros 19 estados também registraram queda neste índice.