Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde mostram que o Tocantins é o estado com o maior número de casos suspeitos de dengue registrados neste ano de 2019. De cada 100 mil habitantes, 602,9 contraíram a doença entre janeiro e o dia 15 de março, número quase 6 vezes maior do que a média nacional, que é de 109,9 casos para cada 100 mil habitantes.

 

As mortes suspeitas provocadas pelos tipos mais graves de dengue, incluindo a hemorrágica, aumentaram de forma significativa neste ano, situação que exige uma rápida intervenção das autoridades públicas e da própria população, que deve redobrar os cuidados, evitando o acumulo de água parada em locais onde o mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypti) possa se reproduzir.

 

O biólogo em saúde e gerente de Vigilância das Arboviroses, Evesson Farias de Oliveira, explica a maneira mais adequada para evitar doenças transmitidas pelo aedes aegypti é por meio da eliminação dos locais onde o inseto pode se desenvolver. “As residências respondem por 80% dos focos, desta forma, a população é principal parceira no enfrentamento do mosquito”, explica Oliveira.

 

Considerando o atual cenário, o Governo do Estado orienta as prefeituras quanto a necessidade de realização urgente de ações integradas, contínuas e estratégicas, especialmente durante este período do ano, onde há mais chances do mosquito se reproduzir em função do grande volume de chuvas. Vale destacar que o perigo é eminente e toda a população deve fazer sua parte.