Nesta sexta-feira (5 de outubro), comemoramos com muito orgulho os 30 anos da criação do Estado do Tocantins, território oficializado juntamente com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Muitas pessoas ilustres tiveram papel fundamental nesta luta para emancipação do então Norte goiano, em especial o português Joaquim Teotónio Segurado, que viveu entre 1775 e 1831.

 

À frente do seu tempo, Segurado foi um homem de iniciativa e visão. Com apenas 21 anos de idade, em 1796, ele concluiu o curso de Direito na renomada Universidade de Coimbra (Portugal) e três anos depois tornou-se Juiz de Fora, magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar em várias comarcas, tomando decisões onde era necessária a presença de um juiz imparcial.

 

Em 1805, já com 30 anos, foi enviado para o Brasil, onde atuou inicialmente no Rio de janeiro, sendo posteriormente transferido para o Norte de Goiás. Já nos primeiros anos convivendo na região, Segurado identificou a necessidade de emancipar o território, tornou-se deputado, importante liderança política da região e perdeu o cargo quando o país deixou de se tornar colônia portuguesa.

 

Foto: Arquivo Histórico do Congresso Nacional

Tocantins foi criado em 1988, juntamente com a promulgação da nova Constituição Federal.

 

Como desembargador, já no ano de 1821, Segurado chegou a proclamar um governo autônomo do Norte Goiano, mas o movimento acabou sendo reprimido e não seguiu adiante. Já afastado da vida pública e vivendo em Portugal, o pai da criação do Tocantins resolveu retornar para o Brasil, mesmo sabendo que não seria bem recebido, já que defendia ideias não convencionais.

 

O resultado da ousadia deste homem público é que em 14 de outubro de 1831, aos 56 anos, Joaquim Teotónio Segurado teve sua vida interrompida de forma trágica, sendo assassinado por opositores que não concordavam com a divisão de Goiás. Mesmo sabendo dos riscos, ele assumiu o desafio e sempre dizia que sua terra era o Tocantins e que Palmas, um dia, seria a capital do Estado.

 

Teotónio Segurado morreu sem ver seu sonho de criação do Tocantins realizado, o que acabou se concretizando apenas 157 anos após a sua morte. Apesar disso, a luta iniciada por ele, ainda no período colonial, serviu de inspiração para centenas de pessoas que seguiram seu legado, representando hoje um marco para os que sonham com dias melhores para a gente que vive nesta terra amada.

 

Foto: Divulgação

Palmas, capital do Tocantins, sonho de Segurado, nasceu 157 anos após sua morte.