Com autorização das autoridades competentes e seguindo um protocolo de biossegurança, a Faculdade Guaraí (IESC/FAG) retomou as atividades presenciais há pouco mais de um mês. Diante do aumento de casos da Covid-19 e a superlotação de UTI´s, alguns estudantes, por meio das redes sociais, pedem o retorno das aulas à distância, porém o assunto ainda divide opiniões.

 

Em seu site oficial, a instituição de ensino afirma que a manutenção das aulas presenciais é essencial para um ensino de maior qualidade e garante que todas as medidas de prevenção para a Covid-19 estão sendo adotadas. Mesmo com cenário atual desfavorável, a direção da faculdade entende que uma nova suspensão das aulas presenciais seria prejudicial ao aprendizado dos alunos.

 

Para o grupo de alunos que não concorda com este posicionamento, os interesses financeiros estão se sobrepondo aos relacionados a saúde. Estes estudantes afirmam que o protocolo de biossegurança da instituição possui falhas, especialmente quanto a transparência no repasse de informações e a manutenção do distanciamento em algumas salas de aula e ambientes coletivos.

 

Por não ser uma reclamação unânime, há quem discorde do posicionamento dos estudantes que preferem o retorno das aulas à distância. Este entendimento é compartilhado principalmente por aqueles que não se sentem tão confortáveis com estas modalidades alternativas e entendem que a instituição vem se esforçando para garantir a segurança de todos que frequentam o ambiente.

 

É importante destacar que a instituição oferece a possibilidade do ensino não presencial para estudantes integrantes dos grupos de risco ou aqueles que possuam convívio com pessoas deste perfil mais suscetível as complicações. Os estudantes e a comunidade em geral ainda podem ter acesso a uma página que detalha mais informações, incluindo medidas de segurança e comunicados.