Uma pesquisa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), em parceria com outras instituições do país, revelou um dado alarmante sobre as oportunidades de acesso a notícias locais nas cidades brasileiras. De cada 10 municípios do país, apenas 4 possuem algum tipo de acesso a notícias locais.

 

O estudo, que recebe o nome de “Atlas da Notícia”, foi publicado no último dia 11/12 e aponta que pelo menos 62,6% da população brasileira não tem acesso a notícias dos lugares onde vivem. Na Região Norte, ainda conforme o estudo, a situação é pior, pois 71,8% das cidades não possuem serviços relacionados.

 

O Atlas da Notícia é inspirado no projeto America’s Growing News Desert, da revista Columbia Journalism Review, que mapeia a presença de jornais nos Estados Unidos. A primeira edição do estudo foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos online de notícias.

 

O Guaraí Notícias

 

 

Criado em 2012, o Guaraí Notícias é uma plataforma de informação sobre Guaraí, que abrange, além de um site, também um aplicativo de celular e um programa diário de rádio. Seu público alvo é formado por moradores locais e pessoas de todo o mundo que desejem acompanhar notícias sobre o município.

 

Alguns números do Guaraí Notícias

 

- Média de 5 mil visualizações de página diárias no site;

- Programa de rádio entre os mais ouvidos da cidade;

- Aplicativo de celular disponível para sistemas operacionais Android;

- Página no Facebook acompanhada por mais de 20,4 mil seguidores;

- Página no Instagram acompanhada por mais de 12,3 mil seguidores;

- 20 grupos no WhatsApp, com quase 5 mil participantes.