O Conselho Comunitário de Segurança Pública e Defesa Social de Guaraí (CONSEG), entidade sem fins lucrativos e formada por pessoas da comunidade, além de membros das polícias Civil e Militar do Tocantins, iniciou na tarde desta quarta-feira (04/12), a operação da 1ª fase do sistema de videomonitoramento urbano “Olho do Guará”, que visa inibir a prática de crimes diversos no município.

 

O nome do sistema foi escolhido por meio de enquete promovida pelo Guaraí Notícias no mês passado. As câmeras foram instaladas em 4 pontos fixos espalhados pela cidade (um na Praça do Povo, um na Praça do Lápis e dois na Avenida Bernardo Sayão), sendo interligadas a duas centrais de monitoramento em funcionamento no Quartel da Polícia Militar e na Delegacia da Polícia Civil.

 

Foto: Guaraí Noticias

"Olho do Guará" foi apresentado durante cerimônia realizada no Fórum da cidade.

 

A cerimônia de apresentação do sistema foi realizada no Fórum local e contou com a presença de diversas autoridades, lideranças e população em geral. O custo total da 1ª fase do projeto é de aproximadamente R$ 45 mil. A meta é que sejam instalados mais 6 pontos de videomonitoramento nos próximos anos, garantindo que 100% do perímetro urbano local possa ser vigiado por câmeras.

 

“Todo o dinheiro arrecadado para que pudéssemos começar a operar a 1ª fase do projeto é oriundo de doações da comunidade. A 2ª fase, que pretendemos tirar do papel dentro no menor espaço de tempo possível, está orçada em R$ 102 mil. Nossa meta é garantir que 100% da cidade seja monitorada”, destacou Silvana Cezaretti Teixeira de Oliveira, atual presidente do CONSEG.

 

Doadores da 1ª fase do projeto “Olho do Guará”:

 

Fórum da Comarca de Guaraí

Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (ACIAG)

Prefeitura de Guaraí

Câmara Municipal de Guaraí

Focoagro

Agrofarm

Supermercado Lemos

Supermercado Paulista

Recapagem JJ

Polícia Civil do Tocantins

Polícia Militar do Tocantins

Auto Posto Santa Terezinha

Super Lojas Nosso Lar

Rede Dito

ClickNet Telecomunicações

Sicredi União MS/TO

Banco da Amazônia