O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (SINTET), realiza nesta próxima quinta-feira (26/04), a partir das 7h da manhã, na sede da Escola Municipal JK, uma assembleia geral com os servidores da rede de ensino de Guaraí, com o objetivo de discutir uma proposta em relação ao reajuste data-base da categoria, referente ao ano passado e também a este ano de 2018.

 

Na última segunda-feira (23/04), representantes do sindicato chegaram a se reunir com técnicos da Prefeitura de Guaraí, incluindo o secretário de Administração e Finanças, Raimundo Pessoa. Na oportunidade foi apresentada uma proposta de reajuste fixada em 4,88%. Inicialmente o SINTET não concordou com percentual, mas optou por deliberar a questão em assembleia.

 

A data-base funciona como um reajuste anual que corrige o salário de todos os trabalhadores em cada uma de suas respectivas categorias. No caso do serviço público, esta correção é estabelecida normalmente por leis como a do Plano de Carreiras. A base utilizada para se definir o reajuste usa indicadores da inflação do ano anterior e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

 

Em novembro do ano passado os profissionais de educação do município chegaram a entrar em “estado de greve”, medida adotada com o objetivo de forçar uma negociação, mas que não chegou a afetar a rotina das unidades de ensino. Como SINTET e Prefeitura ainda não conseguiram estabelecer um acordo entre as partes, a possibilidade de uma greve geral não é descartada.