Desde a última segunda-feira (16/04), a redação do Guaraí Notícias vem recebendo interações de leitores, questionando sobre uma informação de que o Hospital Regional de Guaraí (HRG) deixaria de atender urgências e emergências para se tornar exclusivamente uma maternidade. Nas redes sociais, várias postagens relatavam a situação, algumas garantindo que a decisão teria sido tomada “por debaixo dos panos”, sem o conhecimento da população.

 

Não é possível identificar a origem exata da informação, mas existe a possibilidade de que ela tenha partido de servidores que atuam na própria unidade. Há inclusive relatos não oficiais de servidores que teriam supostamente participado de reuniões onde esta alteração havia sido debatida ou proposta. Um grupo de pessoas chegou a utilizar as redes sociais para afirmar que os atendimentos de urgência e emergência seriam transferidos para Pedro Afonso.

 

Em função da repercussão do caso, o Guaraí Notícias procurou a direção do HRG, que negou de pronto a informação. De acordo com o diretor da unidade, o Administrador Claudio Reis Oliveira, o hospital passa por obras em diversos setores, inclusive com a ampliação da área de maternidade, mas isso não significa que a unidade deixará de atender urgências e emergências gerais. O gestor explicou ainda que as obras devem ser concluídas neste mês.

 

Procurada, a Secretaria Estadual da Saúde (SESAU), por meio de sua assessoria de comunicação, também negou as informações de que o hospital atenderia exclusivamente como maternidade e que os serviços de urgência e emergência seriam transferidos para Pedro Afonso. A nota ainda complementa que o HRG é uma unidade de média complexidade e que as adequações realizadas com a reforma/ampliação vão oferecer melhorias a todos os usuários.

 

Confira a integra da nota oficial da SESAU enviada ao Guaraí Notícias:

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde nega informação de alterações nos serviços oferecidos no Hospital de Referência de Guaraí (HRG) e esclarece que a unidade é de média complexidade que oferece serviço de Urgência e Emergência, ambulatório, internação e serviço de apoio a diagnóstico e terapia. Algumas adequações estão sendo realizadas com vistas a oferecer melhorias a todos os usuários que recebem atendimento na unidade.

 

Palmas, 17 de abril de 2018.