Servidores estaduais da Agencia de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), incluindo os atuantes em Guaraí, estão realizando um protesto nesta quarta-feira (02/06), cobrando a inclusão dos profissionais no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19, além de reivindicar melhores condições de trabalho.

 

A ação é organizada por sindicatos e associações ligadas aos profissionais do orgão. A decisão de aderir ao protesto foi tomada após reuniões com os representantes não proporcionarem o atendimento das reivindicações solicitadas. Elas vinham sendo feitas internamente, de maneira administrativa.

 

Procurado, o Governo do Estado informou que entende a reivindicação dos profissionais e salientou que, no caso da vacinação contra Covid-19, a definição dos grupos prioritários atendidos segue orientações do Ministério da Saúde, porém são as prefeituras municipais que definem o esquema de imunização.

 

O que faz a Adapec?

 

Criada em 1998, a Adapec é uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins e tem como principais finalidades o planejamento, a execução e o controle da Política de Defesa Agropecuária, com ações de vigilância e fiscalização da defesa animal e vegetal.