18 reeducandos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Guaraí e dois servidores do sistema penitenciário estadual que atuam na unidade testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). A informação foi confirmada em nota enviada a imprensa pela Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (SECIJU).

 

Segundo apuração do Guaraí Notícias, a unidade possui 132 custodiados no regime fechado, além de outros 30 presos que cumprem pena no semiaberto, porém não pernoitam na unidade desde abril, após a justiça determinar que eles ficassem em suas casas como medida preventiva à proliferação da doença.

 

Todos os exames positivos nos detentos e servidores, confirmados pelo método do teste rápido, foram realizados no último dia 24/06 e ainda não constam nos boletins oficiais divulgados pelas secretarias Municipal e Estadual de Saúde. A SECIJU informou que todos os diagnosticados estão bem, com sintomas leves.

 

A pasta que responde pela administração do sistema penitenciário do Tocantins também informou que todos os reeducandos e servidores da unidade passarão por exames nos próximos dias. Os diagnosticados que cumprem pena foram isolados dos demais apenados e serão monitorados por um período de 21 dias.

 

Desde o início da pandemia estão sendo tomadas medidas para tentar se evitar a proliferação da Covid-19 nas unidades prisionais do Tocantins, incluindo a suspensão de visitas, destinação de celas de isolamento, protocolos de limpeza e higienização e triagem de quem adentra o sistema prisional de alguma forma.