A prefeita de Guaraí, Lires Ferneda (MDB), sancionou no início desta semana duas novas leis, por meio de medida provisória, ofertando abono de R$ 500,00 para profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia Covid-19, substituindo textos que haviam sido aprovados pela Câmara de Vereadores.

 

Conforme os textos das novas leis, serão beneficiados médicos, enfermeiros, técnicos, profissionais que atuam no Laboratório Municipal de Análises Clínicas e todos os demais servidores concursados ou contratados da saúde que exercem atividades relacionadas à pandemia na rede municipal de saúde.

 

O financiamento do abono utilizará parte dos recursos da ajuda extra de R$ 3,7 milhões que o Governo Federal começou a repassar no mês passado. Os valores foram direcionados a prefeituras e governos estaduais com o objetivo de compensar perdas de arrecadação e financiar ações de prevenção à Covid-19.

 

Obs.: Como se trata de medida provisória, o texto, apesar de estar em vigor, será novamente analisado pela Câmara de Vereadores, que já marcou sessão extraordinária para o dia 27 de julho, a partir das 9h da manhã.