Membros da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (ACIAG) e do 7º Batalhão de Polícia Militar de Guaraí (Batalhão Guará), debateram na manhã desta sexta-feira (31/03), durante uma reunião realizada na sede da entidade comercial, a instalação do modelo comunitário de policiamento no município. A ideia é a de fortalecer os laços de comunicação entre a comunidade e a PM, visando à redução dos índices de criminalidade.

 

O modelo comunitário de policiamento consiste basicamente em uma nova metodologia de atuação das forças policiais, principalmente no trabalho de orientação e prevenção de crimes em geral. A operacionalização desta filosofia permite um policiamento personalizado, ampliando o papel das forças de segurança, já que envolve de maneira ativa a comunidade, principalmente com informações que podem colaborar com uma maior sensação de segurança.

 

Desde 2001 a PM do Tocantins adota a metodologia de trabalho comunitária. Os primeiros municípios a implementarem o sistema foram Araguaína, Palmas e Paraíso do Tocantins. Atualmente o programa oferece capacitações para civis que desejam atuar em suas comunidades. Somente em 2015, conforme dados da Assessoria de Polícia Comunitária do Estado, mais de 3.500 pessoas foram capacitadas e integradas em suas respectivas bases.