Um decreto assinado pelo governador Mauro Carlesse (DEM), publicado na noite desta última quarta-feira (30/09), autorizou o retorno das aulas presenciais em instituições públicas e privadas de todo o Tocantins, que possuam matriculados nos ensinos Médio e Superior. Continuam suspensas até o fim de outubro as aulas presenciais para alunos dos ensinos Infantil e Fundamental.

 

O Estado está com as atividades presenciais da educação suspensas desde o mês de março por conta da pandemia Covid-19. Segundo o novo decreto, as instituições que agora possuem autorização para retomar aulas presenciais, devem cumprir protocolos de saúde, garantindo a segurança de estudantes e profissionais, com base nas normativas estabelecidas pelos órgãos competentes.

 

Na sua fala, antes da oficialização do decreto, Carlesse destacou que o objetivo do retorno das aulas presenciais é o de garantir que estudantes da última etapa da formação básica e do ensino Superior possam concluir seus estudos. Com base na análise da evolução da pandemia, o governador entende que o cenário mais crítico já passou, apesar de haver a necessidade de cuidados básicos.

 

SINTET diz que vai à Justiça

 

Em nota divulgada no último dia 29/09, quando o Governo do Estado já considerava a possibilidade de retorno gradativo das aulas presenciais, o Sindicato do Trabalhadores em Educação do Tocantins (SINTET) informou que iria acionar a Justiça para tentar impedir o retorno das redes públicas, por considerar que não há condições disso acontecer em meio a pandemia.

 

Obs.: Ainda não há uma definição clara em relação a data do retorno das aulas presenciais nas redes públicas, mas a ideia é de que o processo seja iniciado pelas turmas concluintes.