O Sebrae Nacional divulgou nesta segunda-feira (17/06), dados de um relatório especial sobre o empreendedorismo informal no Brasil. Com base nos números da entidade, dos 28 milhões de pequenos negócios que o país possui, apenas 29% são legalizados. No Tocantins este percentual é ainda menor, 25%.

 

O resultado tem como base dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por meio do relatório produzido foi possível traçar um perfil dos empreendedores informais, identificando seus hábitos mais comuns.

 

Conforme os dados, o Tocantins possui cerca de 53 mil pequenos negócios, sendo que 75% ainda não são formalizados. O perfil de empreendedores que trabalham na informalidade é composto, em maioria, por homens com 65 anos ou mais, atuantes no setor da agropecuária e sem instruções educacionais.

 

Em nível nacional, os setores que mais possuem empreendimentos formalizados são o comércio (43%), atividades de prestação de serviços (35%) e indústrias (27%). A pesquisa apontou também que as regiões Norte e Nordeste apresentam os maiores números de empreendedores não formalizados.

 

“Se manter na informalidade é arriscado, pois o empresário não consegue ter uma relação comercial com clientes, já que não emite nota fiscal. Nessa situação ele corre risco de ser penalizado por práticas ilegais, além de não receber diversos benefícios”, esclarece o gerente do Sebrae Tocantins, Antônio Curcino.