Médicos, técnicos e enfermeiros que trabalham no Hospital Regional de Guaraí (HRG) participaram no início deste mês de um treinamento sobre reanimação neonatal, oferecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O curso abrange conhecimentos voltados à assistência de recém-nascidos com mais de 34 semanas, especialmente os que apresentam dificuldade respiratória.

 

O treinamento abordou as condutas mais atualizadas sobre procedimentos de ressuscitação em recém-nascidos, como técnicas de intubação traqueal, de ventilação com balão e máscara, passos iniciais de socorro, massagem cardíaca com manequins e administração de medicamentos. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelos médicos Janduy Santos de Lima e Túlio Tolentino.

 

Foto: Divulgação/STP

Curso foi oferecido a profissionais que atuam no Hospital Regional de Guaraí (HRG).

 

Realizando uma média de 300 partos por mês, o Hospital Regional de Guaraí (HRG) atende uma demanda que abrange mais de 20 municípios da região, incluindo algumas cidades que não possuem qualquer tipo de infraestrutura médico-pediatria. Apesar da grande quantidade de partos, a unidade nunca havia realizado uma capacitação local na área de reanimação neonatal.

 

“Quando a gente consegue formar profissionais em uma unidade de saúde, fica destacada naquela localidade a necessidade de viabilizar novos equipamentos, materiais e infraestrutura para a reanimação. Através da expansão dos cursos, estamos cada vez mais engajando especialistas”, explica o neonatologista Ricardo Cardoso Guimarães, coordenador estadual da formação.

 

A qualificação integra ainda um plano de ações da Sociedade Tocantinense de Pediatria (STP), que visa levar o curso oferecido até outras cidades do interior do Estado, especialmente aquelas que possuem hospitais regionais com grande concentração de partos. Para este segundo semestre do ano estão previstas a realização de novas edições da formação em Gurupi e Augustinópolis.

 

Foto: Divulgação/STP

Aulas teóricas e práticas foram ministradas pelos médicos Janduy Santos de Lima e Túlio Tolentino.