Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (17/04) mostra que mais da metade dos brasileiros (quase 60%) estão acima do peso. O indicador confirma ainda um aumento no número de casos de diabetes e hipertensão, apontando que a faixa de maior risco é a das mulheres que possuem sobrepeso, especialmente aquelas menos escolarizadas e que vivem em regiões metropolitanas ou capitais.

 

A diabetes, por exemplo, afeta 16,5% da população com até 8 anos de estudo. Um indicador três vezes maior do que aquele apresentado por pessoas que possuem 12 anos ou mais de estudo: 4,6%. O mesmo acontece com a hipertensão: 41,8% da população com até 8 anos de estudo apresenta o problema. Quase três vezes mais do que o indicador apresentado entre aqueles com 12 anos ou mais de estudo: 15%.

 

O estudo do Ministério da Saúde também mostra que o excesso de peso, apesar de ser mais perigoso em mulheres, costuma estar associado principalmente entre os homens adultos. Já o diabetes e hipertensão são mais prevalentes entre as mulheres. Entre 2010 e 2016 houve ainda um aumento do público alvo suscetível a problemas cardiovasculares, já que as causas estão diretamente relacionadas ao excesso de peso.

 

O aumento dos indicadores pode em parte ser atribuído a maior expectativa de vida média dos brasileiros, mas os dados da pesquisa deixam claro que a mudança de hábitos alimentares também está diretamente relacionada ao problema, especialmente na substituição de alimentos mais saudáveis por industrializados. Efetivada por meio de entrevistas telefônicas, a pesquisa ouviu adultos com mais de 18 anos durante todo o ano de 2016.