A safra 2018/2019 no Tocantins deve ser até 7,8% maior do que a de 2017/2018, pelo menos é o que indicam as primeiras estimativas divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) nesta segunda-feira (05/11). O crescimento será puxado pelas boas condições climáticas e pela produtividade da soja, que responde pela maior parte da produção total em todo o Estado.

 

a produção de grãos estimada para o Estado deverá ficar entre 4,7 e 4, 9 milhões de toneladas. A soja representa 65,7% da produção total, mais uma vez seguida do milho em grãos (19,2%) e do arroz em casca (13,28%). A produção da soja pode saltar de 3,0 para 3,2 milhões de toneladas, uma variação de 6,6%. Vale destacar que no caso do milho, serão duas safras no período.

 

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (SEAGRO), Thadeu Teixeira Júnior, essa previsão para incremento da produtividade é decorrente de diversos fatores, dentre eles, as boas condições climáticas, além dos investimentos em tecnologia por parte dos produtores rurais, que investem mais a cada ano, sem abrir novas áreas.

 

O algodão também vem se destacando na produção agrícola do Tocantins. Na safra passada a área plantada foi de cerca de 2,8 mil hectares e a expectativa é de que no período atual haja um crescimento de 42% no quantitativo de hectares plantados da cultivar. No Estado, a cultura do algodão está concentrada nos municípios de Gurupi, Dianópolis e Porto Nacional e vem crescendo desde 2014.