O promotor Milton Quintana, que representa o Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE/TO), expediu recomendação direcionada à Prefeitura de Guaraí, sugerindo que o município “use o poder de polícia” para coibir eventos carnavalescos no período que compreende os dias 12 e 17 de fevereiro de 2021.

 

Por meio de nota, a Prefeitura de Guaraí informou que vai acatar a recomendação e já solicitou apoio das forças de segurança locais, Polícia Militar e Polícia Civil, além das equipes de Vigilância Sanitária, que também foram notificadas e orientadas a apresentar um plano de atuação durante o período.

 

A recomendação abrange shows, festas, eventos ou qualquer atitude similar, independentemente do número de participantes. Por meio do promotor, o MPE/TO pede ainda o registro de autos de infração, aplicação de multas e sanções aos que insistirem em promover aglomerações durante o período.

 

Vale destacar que todos os municípios do Tocantins estão sendo oficiados para redobrar a atuação da fiscalização. As recomendações expedidas pelo MPE/TO enfatizam ainda que a população do país vem sofrendo com os efeitos devastadores gerados pela pandemia Covid-19, apesar do início da vacinação.