Um projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Guaraí, que oferece consultas e atendimentos noturnos para homens do município, recebeu premiação de destaque durante a 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O evento avaliou mais de 340 projetos das regiões Norte e Nordeste do país.

 

Intitulado “Saúde do Homem: Uma partida que estamos vencendo”, o projeto guaraiense é assinado pelas enfermeiras Daltilene Ribeiro Lima Figueiredo e Laynne Katrycia Souza Lopes. A iniciativa foi escolhida por votação popular, juntamente com o projeto “Diva Fitness”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Sitio Novo, outro município que também está situado no Tocantins.

 

Foto: Arquivo/Guaraí Notícias

Projeto voltado à saúde do homem já promoveu a realização de aproximadamente 500 atendimentos em Guaraí.

 

Desde março, quando ocorreu a primeira edição do projeto, foram atendidos mais de 500 homens no município. Além de consultas de rotinas, os postos de saúde, abertos em horário alternativo, promovem a realização de testes clínicos e exames de baixa complexidade. As datas, horários e locais de atendimento são sempre agendadas com antecedência e informadas no site da prefeitura.

 

Realizado entre os últimos dias 25 e 27 de julho em Belém, capital do Estado do Pará, a 15ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS integra a programação oficial do 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do 6º Congresso Norte e Nordeste do CONASEMS. O evento contou com a participação de quase 5 mil inscritos, incluindo mais de 1.500 secretários municipais de saúde.