A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou nesta última terça-feira (21/05), o relatório do projeto que solicita a criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), instituição formada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Araguaína e Tocantinópolis, prevendo ainda campis em Guaraí e Xambioá.

 

A proposta da nova universidade Federal surgiu há pouco mais de três anos, por iniciativa de um grupo de professores da própria UFT. O projeto que trata do assunto já passou por várias comissões na Câmara dos Deputados e agora deve seguir para a última etapa de apreciação no Senado Federal, mais precisamente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de seguir para votação.

 

Em maio do ano passado a criação da UFNT foi pauta de uma audiência pública realizada em Guaraí. A expectativa era de que o projeto pudesse ser aprovado ainda em 2018, mas o debate acabou sendo transferido para 2019. Uma das grandes dificuldades para que ele seja posto em prática é o custo elevado da criação desta nova instituição de ensino, estimado em mais de R$ 20 milhões.

 

Apesar da grande expectativa, o projeto ainda não tem prazo para ser votado em definitivo no Senado e sua aprovação depende da sanção do presidente da república. Em relação aos cursos ofertados em Guaraí, a ideia debatida durante a última audiência pública realizada no município era de que pudessem ser disponibilizadas pelo menos cinco, mas isso também não é definitivo.