Conservar o meio ambiente depende muito das atitudes que tomamos em relação aos problemas existentes. Diante disso, alunos e professores da Escola Municipal JK de Guaraí resolveram encarar de frente a necessidade de reflorestar nascentes e espaços públicos da cidade, por meio de um projeto audacioso que pretende efetivar o plantio de 1 mil árvores até o ano de 2021.

 

A ação foi idealizada pelas professoras de Geografia, Andréia Lopes Barros Silveira e de Matemática, Delma José da Costa. Na última sexta-feira (23/11), as docentes, acompanhadas de alunos das turmas do 4º e 5º ano, efetivaram o plantio de 39 mudas de espécies nativas na nascente do Córrego Simplício, situada dentro da área onde funciona o Parque de Exposições Agropecuárias.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Projeto da Escola Mun. JK vai possibilitar o plantio de 1 mil árvores em Guaraí.

 

O Engenheiro Ambiental da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Guaraí, Wantonny Bosso, acompanhou a ação e orientou os estudantes durante o plantio. “Nós temos um projeto dentro da secretaria para recuperação de nascentes e optamos por realizar o trabalho neste local, pois muitas pessoas não sabiam que aqui nasce um córrego”, explicou.

 

A diretora da escola, Professora Maria Vitória Bastos da Costa, disse que os próprios estudantes cultivaram as mudas dentro da escola. “Eles estão envolvidos em todo o processo, desde o cultivo das mudas até o plantio. Nos fins de semana e feriados, eles também levam as mudinhas para suas casas. Todos na escola estão muito empolgados com a iniciativa e aprendem pelo exemplo”, explica a gestora.

 

A meta de plantar 1 mil árvores até 2021, apesar de audaciosa, certamente será atingida com a união de todos, alunos e professores. Ainda neste ano, segundo informado, novas mudas serão plantadas em outra nascente (Ribeirão Tranqueira). A próxima etapa de plantio deve acontecer na 1ª quinzena de dezembro, logo após a implantação de uma cerca de proteção no local.