Iniciado á cerca de um mês, o Programa “Passo Limpo”, desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Guaraí quer estimular a instalação de lixeiras ecológicas e pontos de entrega voluntária de resíduos em áreas comerciais, espaços públicos e sedes de entidades da sociedade organizada. A ideia é fazer com que a cadeia de reaproveitamento de resíduos seja incrementada no município.

 

Segundo o engenheiro ambiental do município, Wanthonny Bosso, além de um projeto que estimula a instalação de lixeiras ecológicas, o “Passo Limpo” trabalha com um objetivo maior, promovendo geração de renda com o reaproveitamento de resíduos. “Queremos criar pontos de coleta e adequar as lixeiras em pontos estratégicos da cidade, para que os profissionais que atuem nessa área tenham mais facilidade ao recolher estes materiais”, explicou.

 

A adesão ao programa é voluntária e as empresas e entidades que desejam participar da iniciativa recebem orientações e apoio técnico para identificar a melhor opção de descarte do lixo. Uma cooperativa de catadores, que também recebe apoio do “Passo Limpo”, realiza o trabalho de coleta e reaproveitamento destes materiais, encaminhados para centros de reciclagem ou empresas que atuam dentro do próprio município.

 

“O lixo é um problema de todos nós, não apenas uma responsabilidade do governo. O Passo Limpo é uma das ações que pretendemos realizar no município visando minimizar o impacto ambiental do acúmulo de resíduos em locais inadequados. Inicialmente estamos focando parcerias em áreas comerciais, espaços públicos e sedes de entidades da sociedade organizada, mas a ideia é a de expandir para toda a cidade”, garante Wanthonny.

 

Para saber mais sobre o Programa “Passo Limpo”, representantes de empresas e entidades organizadas do município, inclusive da esfera pública, podem entrar em contato por meio do telefone (63) 3464-2110 - Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Guaraí  - ou ainda diretamente na sede da pasta, situada na Avenida Bernardo Sayão, nas instalações do antigo Fórum da Comarca de Guaraí.