O Programa Mais Médicos do Governo Federal abriu inscrições entre esta quarta-feira (21/11) e o próximo domingo (25/11) para preencher vagas abertas com a saída dos médicos cubanos que deixam o país até o fim deste ano. São ofertadas 8.517 vagas em 2.824 municípios, duas delas em Guaraí, além oportunidades em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

 

Podem se inscrever no programa os médicos brasileiros com registro profissional emitido no Brasil ou com diploma revalidado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), os profissionais habilitados podem se inscrever por meio do site http://maismedicos.gov.br. O início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

 

“O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no Programa Mais Médicos”, afirmou o ministro Gilberto Occhi, durante o lançamento do edital.

 

Occhi informou ainda que, caso algumas das vagas disponíveis não sejam preenchidas, elas serão ofertadas novamente, por meio de um novo edital, publicado no dia 27 deste mês. “Estamos disponibilizando um sistema que o médico poderá acessar, fazer seu cadastro e escolher o estado e cidade que quer atuar. Se houver vaga, poderá acessar”, esclareceu o ministro.