109 pacientes do município de Guaraí vão ser beneficiados com cirurgias eletivas e gratuitas do programa “Catarata Zero” nos próximos meses. A informação foi divulgada durante uma reunião realizada no município nesta última segunda-feira (20/01). A ação é desenvolvida por meio de uma iniciativa da senadora Katia Abreu (PDT), em parceria com clínicas particulares do Estado.

 

A expectativa é de que 6 mil cirurgias possam ser realizadas através da ação, beneficiado tocantinenses de todo o Estado, lembrando que Palmas é o município regulador das cirurgias dos pacientes que vivem na região central do Tocantins, onde está situada Guaraí e outras 36 cidades. Mais de R$ 6 milhões estão sendo aplicados, recurso oriundo de uma emenda ao orçamento Federal.

 

Dos 109 pacientes de Guaraí, 57 já foram chamados para a consulta pré-operatória. Em todo o Estado, segundo levantamento divulgado pela assessoria da senadora Kátia Abreu, mais de 500 pessoas foram operadas nos últimos dois meses. Os casos atendidos até o momento são os considerados mais urgentes, mas a meta do programa é a de zerar a fila de espera pelo procedimento.

 

Os pacientes que ainda não estão com as consultas pré-operatórias agendadas e desejam ter acesso ao programa “Catarata Zero”, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para ter acesso ao sistema de regulação de cirurgias eletivas, já que a ação também conta com o apoio da Prefeitura de Guaraí, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).