Nesta quarta-feira (12/05), comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem. Aproveitando a data, profissionais atuantes em Guaraí, com apoio de entidades e sindicatos, realizaram uma carreata percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, cobrando a jornada de 30h semanais, além do piso para a categoria.

 

As reivindicações são antigas e existem projetos de lei sobre os temas tramitando no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) há mais de 20 anos. A mobilização realizada em Guaraí se repetiu em diversas cidades por todo o país, reunindo técnicos, auxiliares, enfermeiros e apoiadores.

 

No caso da jornada de 30 horas semanais, o projeto de lei que versa sobre o assunto é o de Nº 2.295/2000 do ex-deputado Lúcio Alcântara (PSDB/CE). Já o Projeto de Lei Nº 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE/ES), é o que versa sobre o piso salarial das categorias de enfermagem.

 

 

Pressão em meio a pandemia

 

Apesar das reivindicações dos profissionais da enfermagem serem antigas, as mobilizações realizadas por todo o país ganharam mais força em 2021, ano que novamente tem sido um dos mais difíceis para as categorias ligadas a área da saúde, em virtude da grande pressão criada por conta da pandemia Covid-19.