Durante mais uma ação bem-sucedida, a equipe de fiscalização atuante no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Guaraí conseguiu recuperar na tarde deste último domingo (05/07), após abordagem de rotina, uma caminhonete S10 furtada em março deste ano na cidade de Jacundá, interior do Estado do Pará.

 

De acordo com a PRF, o veículo estava sendo conduzido por um homem de 45 anos, que não teve a sua identidade revelada. Em depoimento preliminar, ele informou que havia comprado o veículo na cidade de Altamira (PA) em dezembro de 2019, contradizendo a informação do furto, ocorrido em uma data posterior.

 

Os policiais descobriram a verdadeira origem da caminhonete depois de constatarem diversas adulterações nos sinais identificadores. O condutor e o veículo foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Delegacia de Polícia Civil local. Em princípio ficou constatada a prática do crime de recepção.

 

Conforme prevê o artigo 180 do Código Penal Brasileiro, em vigor desde 1940, adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar produto de furto/roubo é considerado crime, desde que a pessoa tenha conhecimento da origem ilícita do bem. A pena, caso haja condenação, pode chegar a 4 anos de reclusão + multa.