Um termo de cooperação, discutido entre representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Guaraí, durante reunião nesta segunda-feira (22/02), estuda a possibilidade de presos locais fabricarem artefatos de concreto, incluindo bloquetes, visando a manutenção de vias urbanas e outros espaços públicos.

 

A ideia é que a Prefeitura de Guaraí disponibilize insumos para a fabricação dos materiais, lembrando que todos os presos envolvidos no projeto já passaram recentemente por treinamento, oferecido pela Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça (SECIJU), responsável pela gestão do sistema prisional tocantinense.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Reunião que discutiu o termo de cooperação.

 

A parceria é uma ação que integra o programa “Novo Tempo”, realizado nos sistemas prisional e socioeducativo do Tocantins. A iniciativa oferece cursos de qualificação profissional. Além de aprenderem uma nova profissão, os participantes do projeto podem redimir suas respectivas penas trabalhando.

 

O próximo passo agora é a assinatura do termo de cooperação entre governos municipal e estadual, o que deve ocorrer nos próximos dias. Vale destacar que a Unidade Penal (UP) de Guaraí possui uma pequena fábrica de artefatos de concreto. Ela será utilizada para a produção dos materiais que serão fornecidos.