Nascido em Miranorte, mas criado desde muito pequeno em Guaraí, o escritor Jadson Barros Neves é um dos grandes expoentes da literatura tocantinense, reconhecido até mesmo fora do Brasil, onde já conquistou importantes prêmios. Depois do sucesso com o livro “Consternação”, finalista do Prêmio Jabuti em 2014, o guaraiense de coração prepara seu segundo livro inédito de contos.

 

Em entrevista recente ao portal Cleber Toledo (Palmas), Jadson afirma que seu segundo livro de contos ainda não tem data para ser lançado. Vale destacar que o primeiro livro do gênero (Consternação), lançado em 2013, apresenta textos que o autor já havia publicado em outras oportunidades, diferentemente do processo de criação do novo trabalho, composto apenas por versões inéditas.

 

Foto: Divulgação

Lançado em 2013 pela editora Casarão do Verbo, o livro “Consternação” reúne 14 contos, a maioria deles premiados em concursos dentro e fora do país. O livro também foi finalista do Prêmio Jabuti em 2014.

 

Jadson explica que o novo livro, chamado provisoriamente de “O homem sem nome”, ainda está em fase de revisão. “Não tenho previsão para publicar e nem defini a editora. É aquela velha história, você nunca acha que os contos estão bons o suficiente para serem publicados. Minha expectativa é de que possa fazer um trabalho melhor do que o feito com o livro Consternação”, destaca o autor.

 

Além do novo livro, Jadson é um dos autores convidados para integrar o uma coletânea de contos em homenagem aos 100 anos do nascimento da escritora ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector, comemorado no próximo ano. Organizada pelo escritor mineiro Hugo de Almeida, a coletânea é uma releitura da obra “Laços de Família”, publicada pela primeira vez no ano de 1960.