Uma licitação, na modalidade de pregão presencial, estimada em quase R$ 1 milhão, vai selecionar empresa especializada em serviços veterinários para executar uma série de procedimentos, incluindo a castração de cães e gatos em Guaraí. o início da sessão está marcado para o próximo dia 08 de dezembro.

 

Além da castração de cães e gatos, está prevista a contratação do fornecimento de testes rápidos para detecção de leishmaniose, cinomose, parvovirore e a realização de procedimentos como o banho e tosa, coleta de exames para hemograma e diárias para internação. No total são 21 itens listados na licitação.

 

Veja o edital da licitação AQUI

Planilha com os 21 itens da licitação AQUI

 

Demanda antiga da comunidade

 

A realização de ações voltadas para castração de cães e gatos em Guaraí é uma demanda cobrada pela comunidade há vários anos, em especial daqueles que atuam como voluntários na proteção de defesa de animais abandonados. Trata-se de uma ação efetiva para se reduzir a quantidade desses animais nas ruas.

 

Lei autoriza desde 2019

 

Há três anos, a Lei Municipal Nº 720/2019 autoriza o município a realizar o controle populacional de cães e gatos. O dispositivo legal foi uma iniciativa do ex-vereador Saboinha Júnior (SD). A matéria também previa a compra de unidade móvel, direcionada para a castração desses animais.