Foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (12/01), as obras de recuperação da Rua Paracambi no Setor Nova Querência de Guaraí. Em novembro do ano passado moradores chegaram a gravar um vídeo, onde mostravam os problemas da via, chamando a atenção das autoridades públicas. Depois do apelo, técnicos da prefeitura foram até o local e tomaram as primeiras providências para resolver de vez a situação que incomodava há vários anos.

 

Na época da divulgação do vídeo, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura de Guaraí, Antônio Cruz Moura, informou que o problema seria resolvido por meio de uma parceria com a iniciativa privada. O gestor explicou que os responsáveis por um loteamento particular haviam se comprometido em doar manilhas e materiais para construir um sistema adequado de escoamento pluvial. Após a chegada das manilhas, os serviços finalmente foram iniciados.

 

Em 2015, em uma das reportagens divulgadas pelo Guaraí Notícias sobre o caso, os próprios moradores chegaram a classificar a rua como uma das mais “esburacadas” de Guaraí. De lá para alguns reparos chegaram a ser feitos no trecho, mas sempre de forma superficial, sem a preocupação de resolver de forma definitiva o problema. As crateras formadas pela força das águas na via chegavam a ter mais de 1,5m de profundidade, causando diversos prejuízos.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Rua Paracambi já teve o título de via "mais esburacada" de Guaraí.

 

Outra grande preocupação, também apontada pelos moradores da rua na época da divulgação do vídeo, era em relação a uma gigantesca “voçoroca”, uma espécie de escavação superficial do terreno, que havia se formado no final da via. Como o controle desta vazão das águas pluviais não ocorria de maneira adequada, o impacto ambiental poderia causar enormes prejuízos, especialmente ao meio ambiente, provocando inclusive danos irreversíveis.

 

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guaraí

Manilhas foram doadas por um empresário da área imobiliária de Guaraí.