Durante reunião realizada nesta última sexta-feira (15/05), antes da publicação do decreto estadual que colocou Guaraí em lockdown (isolamento total), Prefeitura de Guaraí e Polícia Rodoviária Federal (PRF) discutiram, por meio de videoconferência, estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) voltadas para atender caminhoneiros que passam pela cidade todos os dias.

 

Na ocasião, o chefe da unidade da PRF de Guaraí, João Paulo Barreto Lustosa, sugeriu que a prefeita da cidade, Professora Lires Ferneda (MDB), organizasse uma nova videoconferência, desta vez com a participação de prefeitos dos municípios vizinhos de Rio dos Bois, Presidente Kennedy, Tabocão e Couto Magalhães, para melhor eficiência no trabalho de auxílio aos caminhoneiros.

 

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 11 caminhoneiros já foram diagnosticados com a Covid-19 em Guaraí. Apenas três deles eram residentes locais e os demais estariam apenas de passagem. A quantidade de motoristas infectados preocupa, já que grande parte destes profissionais tem demorado a procurar atendimento médico, aumentando as chances de internação e óbitos.

 

A ideia é que sejam realizadas campanhas educativas e preventivas de forma continua. Ainda durante a reunião por videoconferência, ficou acertado que equipes da Vigilância Sanitária, da Vigilância Epidemiológica e servidores da Secretaria Municipal de Saúde auxiliarão os policiais rodoviários envolvidos no trabalho conjunto, garantindo que os caminhoneiros sejam bem informados.