Em nota divulgada nesta quinta-feira (08/02), a Prefeitura de Guaraí defendeu a decisão de não investir recursos públicos no Carnaval. Pelo terceiro ano consecutivo, o município não terá evento patrocinado com dinheiro dos contribuintes. Segundo o texto publicado pela assessoria de comunicação do Poder Público, “o imposto do contribuinte será empregado de forma inteligente”.

 

Tida como uma das mais importantes manifestações da cultura popular, o Carnaval é tradicional em do país. Apesar disso, a decisão de não promover o evento com recursos públicos tem sido rotina em Guaraí. Diferentemente de anos anteriores, onde se alegava falta de verbas, desta vez a justificativa é de que o município não enxerga a festa como uma “prioridade”.

 

Para o município, ainda segundo a nota, o dinheiro que poderia ser gasto com o Carnaval é melhor aplicado em reformas de postos de saúde, compra de remédios, obras de infraestrutura e reforma de escolas. Olhando por este prisma, não há nem o que se argumentar. Ninguém em sã consciência vai preferir gastar com Carnaval para deixar investimentos tão importantes na fila de espera.

 

O fato é que o Carnaval, mesmo não sendo um evento que movimente de forma significante a economia do município, também nunca recebeu um trabalho sólido e contínuo para atrair turistas e dividendos. Exemplos de onde o evento gera riquezas e movimenta a economia não faltam, até mesmo no Tocantins e, portanto, não se pode negar que ele tenha seu papel de importância.

 

Faltando dinheiro ou não sendo prioridade, recomendações de tribunais de contas também adicionam peso à decisão de não aplicar dinheiro público nesta festividade em municipios de pequeno porte como Guaraí. Apesar de ser uma “recomendação” e não uma “obrigação”, muitos prefeitos optam em não arriscar, já que o resultado desta escolha pode vir a se tornar um processo judicial.